terça-feira, 14 de julho de 2009

O frio mata - a frieza também!

Existem certas noticias que não gostaríamos nunca de ler:

“Quase 250 crianças com menos de cinco anos morreram no Peru devido a uma onda de frio que atingiu a região sul do país. O aumento foi de 40% em relação ao mesmo período de 2008.

Dezenas de crianças morrem todos os anos no inverno peruano devido a pneumonia e outros problemas respiratórios, principalmente no sul dos Andes.”

(Jornal de Santa Catarina, Blumenau, 14/07/2009)

Pude ler este mesmo trecho em outros noticiários, que estranhando, percebi não havia tanta preocupação, ou dedicação em noticiar. Eu não sei se o problema está no fato de que houve pouco material para a reportagem, ou o fato de ser um pequeno país latino-americano, onde os interesses já a muito tempo deixaram de existir, fosse algo que de cara seria desinteressante.
Sou latino-americano, brasileiro, consciente de que os fracos são cada vez mais enfraquecidos, e os fortes são cada vez mais fortes – na força que reprime. Tenho a absoluta certeza que quase 250 crianças com menos de cinco anos, morrendo por motivo de frio, não é uma noticia qualquer. Não estamos falando de nenhum tipo de gripe desconhecida – o frio é conhecido e pode ser combatido sem a “ajuda voluntária”, “filantrópica”, e tão “desinteressada” de laboratórios farmacêuticos.
Tenho a absoluta certeza que 250 crianças é muito, é demais, para o mundo não se mobilizar – ao menos os que possuem uma criança com menos cinco anos dentro de sua própria casa. A causa anual da morte de 250 crianças já foi constatada, e a forma de evitar não custa caro, não necessita de laboratórios, não carece da intervenção duvidosa de governos, muito menos necessita estocar em farmácias e hospitais...
Particularmente, pensei que haveria consideração por parte daqueles que desfilam com poderes de toda sorte – pensei que olhariam para nossos irmãos peruanos, que são menores, mais pobres... no entanto, diante de tal quadro que tem vitimado crianças, vejo que 2009 foi pior que 2008. Deixar com que 2010 tenha maiores proporções, é reafirmar a proliferação do espírito suíno que à muito, já tem estado no ar.
Vamos lamentar e buscar soluções para as epidemias mundiais, sim... mas não é justo assistir a tragédia peruana... e continuar estocando antigripais em nossas gavetas, com medo do surgimento de um espirro.

Não consigo imaginar uma criança menor de 5 anos morrendo de frio... me dói nos ossos...
A análise fica por sua conta...