sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PET - Partido Evangélico Teocrático (não oficial, mas com enorme força na boca de seus membros)

Depois de você ter lido os artigos anteriores abaixo, de cunho político-crítico-construtivo, sugiro agora este que, sem demagogia - habilidade inerente à política - não pretenda dar a última palavra sobre a verdade que muitos de nós tentamos dizer qual é...

Temos ouvido e lido muitas opiniões de líderes religiosos, sobretudo evangélicos, a respeito da preocupação em meio às expectativas do que virá. Todas as palavras possuem grande valor, e isso que caracteiza uma democracia. Democracia é o meu assunto aqui.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que a democracia, ainda não completamente cumprida, ou seguida pelos nossos governantes, ela sempre será uma voz de intenção na mente e no coração daqueles que nela acreditam - toda sorte de homens de bem. Os que não acreditam na democracia ou não a cumprem, possuem-na como pedra no sapato para toda a vida.

Mas a democracia não é uma ação à esperar de outros, mas sim, uma atitude que parte daqueles que caminham nela. Sou democrata, mesmo que os que deveriam compreende-la melhor não assim o fazem. Os que creêm na Bíblia e no Evangelho pregam a democracia, anunciam e proclamam em alto e bom som que a opressão e as ações ditatoriais não fazem mais parte do contexto - o povo hebreu acordou do pesadelo do Egito, o Império romano teve que se calar, e nós acordamos do pesadelo da ditadura militar...

Uma eleição não faz parte originariamente da obra do Reino de Deus, obra impulsionada pelo Santo Espírito. Vamos nos acalmar! O Espírito de Deus não está gritando e nem ao menos caminhando para todos os lados, impaciente com os resultados que virão, expectativas estas que são produtos de nosso modo de viver... nós elegemos, nós escolhemos, nós nos submetemos caso seja nosso desejo...

O ex-presidente da terra do Tio Sam, George W. Bush, encaminhou suas tropas em nome de Deus, quando deixou claro que Deus, o Deus da nossa Bíblia, estava não somente ao lado do Tio Sam, mas que ordenou tais ações militares contra o Iraque - interessante que as torres gêmeas da "Grande Maçã", em Nova Iorque, foram alvos de devotos ao Deus Alá, que também teria ordenado tal abate.

Olha, eu começo a ficar preocupado pois, opinar, falar, fazer em nome de Deus, ou de acordo com a "Palavra de Deus" tem sido algo bombástico e devastador... não parece que estamos falando do Deus-menino que nos foi dado como príncipe da paz...

Da minha humilde parte, desejo opinar também:
pastores e líderes religiosos famosos - que viram pop-star no orkut, pastores e líderes religiosos não famosos - que um ou outro lê na net, como eu por exemplo, parem de teocracia. Nossa sociedade não é teocrática. Evidente que temos testemunhado, cada um de nós ou coletivamente, posicionamentos contrários acerca de posturas éticas que ferem algumas afirmações bíblicas, mas que sobretudo são prejudiciais ao ser humano - Deus não publica, apenas, em seu livro aquilo que é de sua exclusiva opinião, e que é bom e mau ao homem, mas Deus fala ao ser humano a fim de que cuide-se. Não é necessário impôr aquilo que a Bíblia diz. Não é necessário brigarmos em revelar a injustiça que todos os homens já veêm.

Um país como o Brasil não é regido por religão, por um livro sagrado, ou pela mente de um líder que tenha intenções de agradar o divino. O Brasil é um país onde todos têm seu espaço. É notório o estilo de todos os partidos que estão aí em nossa frente. Estes que assistimos gratuitamente e obrigatoriamente falando as mesmas verdades(?) e inverdades(!) como sempre, ameaçando-nos, enganando-nos, travestidos de vovózinha, mas no poder são lobo-mau.

Não é novidade... os erros partidários vêm de todos os lados: os que eram esquerda já não são mais, os que eram direita estão perdidos, sem direção há muito tempo... não sacrifiquemos um para salvar o outro, pois, lembre-se que este que salvas está com uma arma por baixo da camisa (terno) e quando sorrires para ele lhe entregando a faixa governamental, que crês que merecidamente estará sobre sua fronte, por menos esperar ferirá sua convicção teocrática.

Não há ilusão, é tudo real. A ilusão está na boca dos pregadores-protetores dos teocráticos que se consideram como profetas "avisadores" acerca dos partidos "babilônicos"...

"Ouve, ó Israel: Javé nosso Deus é o único Javé!" (Dt 6,4)... a justiça desejada contra a injustiça reinante apenas é enxergada por aqueles que chamam Deus de "nosso" -aos outros, tudo é permitido, nada é repugnante ou pecaminoso. A impressão que deveriamos ter é que nossas manifestações precisam carregar lamento, choro, e indignação.

Jesus, "nosso" Senhor nos ensinou que a nós nos é confiado a anunciação de um mundo possível (reino de Deus), porém, que não seja para todos, porque no fundo mesmo, cada um anda conforme sua divindade.

Como cidadãos do reino de Deus (mundo possível) discutamos tudo sobre a política-social como agravantes econômicos que tomam proporções criminosas, desumanas... a verdade é que deveriamos ser participantes dos problemas concretos das pessoas, que são solucionados com ações de fato e não discursos espirituais. Denunciando sim, quando necessário, a injustiça. Quando Jesus tratava de situações relativas ao espírito do homem carente do Espírito de Deus, aconteciam milagres. Quando a questão era de injustiça social, eram vistos por Jesus como hipócritas, ou então deveriam se afogar naquilo que lhes pertenciam (César se afoga naquilo que é de César).
Não saia por aí dizendo o que Deus fará com César, ou quem de fato dever ser o nosso César... César não se preocupa com Deus, e o Império não se move na direção onde Deus está...

Todos que desejarem votar, votem em quem quiserem... pois é assim que rege nosso direito cidadão... agora, desejas votar como um evangélico convicto, tendo a bênção de Deus? Sinceramente? Já por muito tempo aguardo Deus se pronunciar sobre quem são os nossos representantes eclesiais (creio ser desnecessário tais representantes, uma vez que muitos entraram com nosso apoio, nossa oração, cremos até que com a aprovação de Deus, mas mereceram nossa desaprovação, aliás, foram desaprovados por aqueles que não são eclesiais, e a despeito deles não falamos nada - eles são, verdadeiramente, o nosso problema)

A justiça é para todos, para o bem de todos, para a preservação da vida de todos, visando uma vida mais justa... se o mais odiado se enquadrar neste perfil, nossa oração é que ele descubra o zelo de Deus por seus eleitores, isso sim!!

domingo, 5 de setembro de 2010

Presidente, Senadores, Governadores e Deputados...


A princípio, anteriormente, tive a imaginação de que somente um brasileiro compreende as necessidades dos brasileiros. Mas em uma situação de governabilidade pública, com inspiração no andar da carruagem de propagandas eleitoreiras, seja no executivo ou no legislativo, aqueles que são governados ou servidos por aqueles que são eleitos, ou seja, nós, somos traídos em nome da egoísta crueldade moral desses homens e mulheres públicos.
É vergonhoso assitirmos, obrigatoriamente, o "marketing" pessoal de tantos cidadãos-comuns, ou incomuns, que mal sabem se expressar, mal sabem ser sinceros, que tentam nos agradar para cairmos em suas conversas eleitoreiras e desacreditadas, como sempre foram... afinal, todos, sem exceção, seja no passado e agora no presente, discursam sobre segurança, saúde e educação. Penso que já está na hora de não mais acreditarmos!
Precisamos de um Presidente, de Senadores, Governadores e deputados... teoricamente sim. Mas se não tivéssemos nenhum deles, e por acaso, cada comunidade se reunisse para resolver seus problemas locais, por certo, seriamos muito mais felizes - aliás, já houve um tempo em que um político se canditava voluntariamente para auxiliar a sociedade, ou seja, não havia remuneração - o que ocorre então?! Cidadãos muito bem remunerados que em campanhas eleitorais dramatizam de tal forma, que parecem nossos parentes, nossos líderes ou guias espirituais, transparecendo obterem um caráter excelente, tal caráter presente em tantos candidatos ao mesmo tempo... me pergunto: Onde estavam estes que ainda ninguém os descobriu?!
Ainda sofremos de incredulidade...
Quem está ao lado da justiça?!